CHUVA RETORNA AO RIO GRANDE DO SULOs maiores volumes de chuva devem ocorrer na Metade Oeste gaúcha

 14/04/2021

A frente fria que passou pelo Rio Grande do Sul no último fim de semana trouxe chuva com baixos volumes na maioria das cidades do Estado.
Entretanto, volta a chover no território gaúcho nesta segunda metade da semana. De início, nesta quarta-feira já há chance de instabilidade isolada entre o Noroeste e o Norte gaúcho.
Por outro lado, amanhã e a sexta serão os dias em que a probabilidade de chuva e em maior número de regiões aumenta. Nesse sentido, a chuva durante esta segunda metade da semana deve afetar mais o Noroeste, o Oeste, o Centro e o Sul do Rio Grande do Sul. 
No Nordeste do Estado, o que, por exemplo, inclui a Serra, o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre, pouco ou nada deve chover.
A chuva já afeta diversos pontos da Metade Oeste e do Sul amanhã, sobretudo da tarde para a noite. Na sexta-feira, as áreas de instabilidade se regeneram e atingem as mesmas regiões. 
Com o detalhe que na sexta os dados indicam a possibilidade de formação de nuvens de grande desenvolvimento na Metade Oeste. Nesse sentido, há risco de temporais isolados com ocorrências de granizo ou vento forte. 
VOLUMES DE CHUVA
Os volumes de chuva, nos locais do Noroeste, do Oeste, do Centro e do Sul em que se prevê precipitação, em geral, não devem ser altos. 
Vão ficar, em média, entre 10 mm e 30 mm. Em pontos da Metade Oeste gaúcha, entretanto, os volumes na soma desta quinta e da sexta podem ser altos com marcas tão elevadas quanto 100 mm a 150 mm. 
Projeção de chuva do modelo WRF da MetSul até 21h de sexta-feira
Enfatiza-se que tais volumes mais altos serão pontuais e não generalizados sobre o Oeste do Estado. 
Finalmente, o ingresso de ar mais quente e de baixa pressão pela região Norte da Argentina vai contribuir para a geração de nuvens de chuva. Ao contrário, no Nordeste gaúcho a influência de ar de maior pressão no oceano reduz a chance de chuva. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.