PREVISÃO DO TEMPO – AR POLAR CHEGA E INVERNO INVADE A PRIMAVERA

set 19, 2020 | 

Alina Souza/Correio do Povo

O inverno vai invadir o começo da primavera. Uma frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul e traz, como se previa, aumento da nebulosidade neste sábado no território gaúcho. Trata-se de uma frente com fraca atividade e na esmagadora maioria dos locais não vai provocar precipitação. Há, contudo, chance de chuva ou garoa em alguns pontos, especialmente da Metade Leste do Estado, como o Extremo Sul gaúcho, a Serra e o Litoral Norte.

Imagem do satélite GOES-16 das 10h deste sábado com a frente fria sobre o Rio Grande do Sul

Este sistema ainda traz nuvens no começo do domingo na Metade Norte enquanto pelo Oeste e o Sul o tempo vai abrir com sol desde cedo, condição que se estende às demais regiões gaúchas no decorrer do domingo. Em Porto Alegre, depois de um lindo fim da tarde com tempo aberto na sexta-feira, o tempo já estava encoberto na manhã deste sábado.

Fim de tarde da sexta-feira em Porto Alegre (Fernando Oliveira)

Manhã deste sábado em Porto Alegre (Fernando Oliveira)

Esta frente fria avança na dianteira de uma massa de ar polar de forte intensidade para o fim do inverno que ingressa no Centro-Sul do Brasil ao longo deste fim de semana com acentuado declínio da temperatura. No Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, a queda da temperatura já é sentida neste sábado (19), especialmente no final do dia, quando faz frio, enquanto no Paraná, no Sudeste e no Centro-Oeste o resfriamento será percebido mais entre amanhã (20) e a segunda-feira (21).

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as madrugadas mais frias neste episódio de frio serão as de amanhã, segunda-feira e a terça com possibilidade de marcas negativas nos dois estados, especialmente na segunda e na terça que terão tempo mais aberto e mínimas menores em um maior número de municípios que no domingo.

A temperatura pode cair a -2ºC ou -3ºC nos Campos de Cima da Serra e a -4ºC ou -5ºC no Planalto Sul Catarinense. Na Grande Porto Alegre, mínimas ao redor de 8ºC no amanhecer do domingo, entre 3ºC e 5ºC no começo da segunda-feira e ao redor de 4ºC e 5ºC na terça. Na Campanha e na região de fronteira com o Uruguai, marcas perto de 0ºC no domingo e na segunda. Na área de Pelotas, no Sul gaúcho, os termômetros devem indicar entre 2ºC e 4ºC na maioria dos locais nas madrugadas de domingo a terça. No Oeste, na região de Uruguaiana, pode fazer 4ºC ou 5ºC na madrugada mais fria na cidade, na segunda. Em Santa Maria, as mínimas devem ficar em torno de 4ºC ou 5ºC, mas com marcas menores nas áreas rurais do Centro do Estado. Na região de Passo Fundo, 2ºC a 3ºC devem ser as mínimas, porém em baixadas devem ser esperadas marcas ao redor de 0ºC ou negativas, especialmente na segunda-feira. No Noroeste, em baixadas, marcas de 0ºC a 2ºC.

Com estes valores de mínimas, haverá formação de geada em diversas regiões gaúchas e até em pontos da Grande Porto Alegre. A geada será predominantemente fraca, contudo em áreas de baixadas, especialmente de locais de maior altitude, será moderada a forte. Haverá geada ainda em parte de Santa Catarina.

Os mapas abaixo mostram as últimas projeções de geada do modelo meteorológico canadense para domingo, segunda e a terça-feira a partir da rodada da 0Z deste sábado. Os mapas de geada deste e outros modelos estão disponíveis ao assinante na seção de mapas com atualizações periódicas.

Projeção de geada do modelo canadense para domingo

Projeção de geada do modelo canadense para segunda

Projeção de geada do modelo canadense para terça

Projeção de geada do modelo canadense para quarta-feira

Como setembro já está na sua segunda quinzena, em fim da safra de inverno e nos estágios iniciais da safra de verão, trata-se de episódio tardio de geada, o que a MetSul alertava por meses a seus assinantes poderia ocorrer neste fim de inverno e no começo da primavera em seus boletins de clima e sobre a evolução da condições do Pacífico.

Geada nesta época do ano traz um alto risco de prejuízo na agricultura com danos, por exemplo, para o trigo, aveia e a fruticultura, dentre outras culturas sensíveis ao frio.

O ar frio ingressa com vento, como é comum em massas de ar polar, especialmente de maior intensidade ou tardias. Vento que é moderado em certos momentos neste sábado com rajadas ocasionais. Em Santa Catarina e no Paraná, no Leste dois estados, assim como em pontos do Sudeste do Brasil, especialmente em áreas costeiras, o ar frio igualmente chegará com rajadas de vento. Há risco de vento muito forte em pontos dos litorais de Santa Catarina e do Paraná. O mar ficará agitado e com risco de ressaca no Sul e no Sudeste do Brasil com ondas de 3 a 4 metros, segundos dados dos modelos WaveWatch e da Marinha do Brasil. No Centro-Oeste, a chegada do ar mais frio com vento pode provocar tempestades de areia.

Como já é primavera climática, episódios de frio têm curta duração e logo aquece de novo. Por isso, o frio se concentra mais no começo da semana com rápido aquecimento e tardes de temperatura alta na segunda metade da semana que vem. Outro fato de incursões tardias de frio é que o frio mais intenso se limita ao período noturno e ao começo da manhã. As tardes serão amenas a muito agradáveis no período. No Sudeste do Brasil, as máximas se elevarão pouco e serão baixas por outro motivo, o tempo instável por um sistema frontal que estará atuando na região com chuva freqüente e que em alguns pontos pode trazer elevados volumes. A cidade de São Paulo, por exemplo, terá vários dias seguidos com registro de chuva e deve chover também no Rio de Janeiro e em áreas de Minas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.