Graças ao tempo seco, curitibanos poderão apreciar chuva de meteoros nesta madrugada

Quem quiser ver os meteoros deve procurar a direção norte em sua região, entre 01h00 da madrugada e o amanhecer

Segundo astrônomos, quem quiser ver os meteoros deve procurar a direção norte em sua região (lado oposto ao Cruzeiro do Sul), entre 01h00 da madrugada e o amanhecer. Quanto mais escuro e afastado de grandes centros, melhor.

O Parque da Ciência Newton Freire Maia afirma que não é um fenômeno com hora marcada. “É necessária uma dose de paciência e de sorte, afinal é preciso olhar para a região certa no momento certo”, explica o centro de divulgação científica em publicação no Facebook.

Liríades

A chuva de meteoros Liríades é uma das mais antigas que se tem registro, observada há mais de 2700 anos. Ela recebe esse nome devido ao fato dos meteoros aparentarem vir da Constelação da Lira, localizada na região norte do céu e é formada por detritos do cometa Thatcher, cuja órbita a Terra atravessa anualmente em meados de abril.

As Liríades não têm uma grande taxa de meteoros (em torno de 15 por hora), mas são conhecidas por produzirem alguns meteoros bem brilhantes e, como estamos em Lua nova, ela não atrapalhará a observação.

“Este será um bom ano para as Líridas e é emocionante que o pico seja no Dia da Terra e no meio da Semana Internacional do Céu Escuro. Embora as Líridas não sejam tão abundante quanto outras chuvas de meteoros como os Persêidas ou Geminídas, elas geralmente produzem algumas bolas de fogo brilhantes e, como a Lua estará quase invisível em 22 de abril, as taxas devem ser tão boas quanto nesta chuva”, disse Bill Cooke, líder do Escritório de Meio Ambiente Meteoróide da Nasa no Marshall Space Flight Center da Nasa.

Ainda de acordo com o Parque da Ciência, por volta de 01h00 também teremos Marte, Júpiter e Saturno alinhados à leste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.