Praias de água doce do Paraná são dez vezes mais extensas que o Litoral

Santa Helena, banhada pelas águas do Lago de Itaipu: praia de água doce
Santa Helena, banhada pelas águas do Lago de Itaipu: praia de água doce

O Paraná tem mais de mil quilômetros de cursos d’água contínuos nas divisas com São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai, formados pelos imponentes rios Paranapanema e Paraná. De uma ponta a outra, estes rios desenham os contornos do Estado somando incontáveis praias de água doce em margens aumentadas pelos imensos lagos das usinas Chavantes, Capivara, Taquaruçu, Rosana e Itaipu.

É espaço para praias, banhos e esportes aquáticos. Numa comparação simplista, a extensão destas praias de água doce é dez vezes a do Litoral do Paraná, que tem 98 quilômetros, uma das menores entre os estados com a cara para o mar, maior apenas que o Piauí, que tem 66 km.
Até por isso, o potencial destas áreas distantes do Oceano Atlântico são do seu próprio tamanho. Além do que, além de banhos refrescantes, os locais possuem atrativos a mais, como passeios de lancha e escuna, pescaria farta, acompanhado pela beleza natural destas regiões.
Abaixo alguns exemplos de cada uma das regiões do Paraná banhadas por grandes rios ou cursos d’água. Encontramos até no Rio Iguaçu.



 

Paraíso no Noroeste – Porto Rico fica no Noroeste do Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul e conta com aproximadamente 28 km de margem do Rio Paraná. Com uma largura média de 1500 m, a área é ideal para a prática de esportes aquáticos. A população chega a crescer quatro vezes na temporada. São várias praias às margens do “Paranazão”, as mais conhecidas são Praia de Santa Rosa, Praia do Carioca, Praia Cabeça da Ilha Mutum, Praia do Toco, Praia do Porto São José e Praia Ilha Mineira.


Prefeitura de Santa Helena

Encanto no Lago de Itaipu – O turista que visita Santa Helena irá se encantar com a fauna, flora, além da riqueza cultural e histórica da cidade. Banhada pelas águas do Lago de Itaipu, ela está localizada no centro da Costa Oeste do Paraná, e é uma das representates do farto turismo de lazer que os municípios lindeiros do lago ofertam. No seu balneário acontecem festas como o revéillon, lançamento do Carnaval, além das festas locais.


Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu

Rio Iguaçu também tem praia – A praia artificial de Cruzeiro do Iguaçu localiza-se no Distrito de Foz do Chopim, e é banhada pelas águas do Lago da Usina de Salto Caxias (Rio Iguaçu). No local acontece o Grande Evento do Show da Virada. Os pontos altos do evento são o show pirotécnico, na Balsa que faz a travessia do rio e os shows musicais. Anualmente, no mês de Novembro, acontece a Romaria em Honra a Nossa Senhora da Saúde.


Prefeitura de Marilena

A menina dos rios – Marilena está localizada no extremo Noroeste do Paraná. O município é conhecido carinhosamente como A Menina dos Rios, por ter o privilégio de ser o ponto de encontro dos rios Paraná e Paranapanema, e também local de tríplice fronteira entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O município é conhecido por suas lindas praias de água doce e belezas naturais. Festividades tradicionais ocorrem na cidade, como a Festa do Peixe na Telha e a Festa do Milho.


 

Rodeada pelas águas – Primeiro de Maio é rodeada pelas águas da represa da hidrelétrica de Capivara, no rio Paranapanema, no Norte do Estado. O terminal turístico e as chácaras de lazer são grandes atrativos aos visitantes, que aproveitam suas estruturas situadas ao redor da represa para passarem os finais de semana com familiares e amigos. É possível também alugar lanchas para passeios na represa.



Prefeitura de Carlópolis

Angra Doce – O projeto Angra Doce engloba cinco cidades do Paraná — Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos — e dez de São Paulo — Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Piraju, Ourinhos e Timburi — que apoveita as águas da Usina de Chavantes, no Norte Pioneiro, para alavancar o turismo de lazer, seja com a boa pescaria ou os recantos para relaxar em meio à natureza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.