
Alguns pedaços de rocha e gelo da cauda do cometa de Halley cruzam o céu da manhã desta terça-feira (22). A chamada chuva de meteoros orionídeos ocorre anualmente e pode ser vista em todas as regiões do Brasil.
O professor do Departamento de Astronomia da USP Roberto da Costa explica: “Os chuveiros de meteoros não virão diretamente da constelação de Órion. O nome é dado porque os meteoros vêm dessa direção ao observar o céu”.
A melhor hora para observar o incidente seria entre 3h e 16h na terça-feira de manhã. Segundo o professor, no horizonte oriental aparecerá chuvas de meteoros como a chuva luz no céu e pode ser visto em todo o Brasil.
O planetário Orion pode não ser bem conhecido pela maioria das pessoas, mas não tornará a observação mais difícil. O professor dá uma dica para saber para onde olhar no céu.
“Todo mundo sabe como encontrar” As Três Marias “no céu. Todas as três estrelas fazem parte do planetário Orion. Basta olhar nessa direção para ficar com uma chuva de meteoros”, diz o professor de astronomia.
O cometa de Halley passa relativamente perto da Terra a cada 75 anos. A última vez foi em 1986 e a próxima em 2061.