Cidade do litoral norte de São Paulo, Ilhabela sofreu estragos em várias regiões por conta da chuva que caiu neste domingo, 28 de abril. O rastro de destruição, com árvores caídas, queda de luz, alagamentos e queda de muros gerou imagens tristes e impressionantes, compartilhadas nas redes sociais desde o início das ocorrências.
A Prefeitura decretou estado de emergência e cancelou eventos oficiais nesta segunda-feira por conta da situação de calamidade que os moradores de Ilhabela estão vivendo.
Ilhabela: tempestade e ventos fortes
No domingo, 28 de abril, uma forte chuva caiu em Ilhabela, acompanhada de ventos de até 123 km/h, de acordo com informações da Prefeitura.
O impacto foi tão grande que, durante o dia, a Administração emitiu comunicados no Facebook informando sobre paralisações de serviços ou interdições de vias por conta de quedas de árvore.
“Foram contabilizados quedas de árvores e muros, destelhamento de casas, deslizamentos de terras e pontos de alagamentos em várias regiões do município, destacando-se ocorrências na Estrada de Castelhanos, no Parque Estadual, para onde foram deslocados socorristas para atender jipeiros, entre outras ocorrências. A balsa continua parada”, explicou a Prefeitura, no inicio da noite de domingo.
Foi decretado estado de emergência no local, e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além de servidores municipais estavam empenhados em colaborar no atendimento aos moradores, para tirá-los de situações de risco.
Fotos de Ilhabela durante a chuva
Durante o caos que se instalou em Ilhabela, muitos munícipes denunciaram a situação pelas redes sociais. As fotos são muito impactantes, especialmente em locais próximos ao mar: