Inverno terá “cara de outono” e apenas 1 mês será frio: veja temperaturas esperadas

inverno rio grande sul 0619 1400x800

O inverno começa na sexta-feira, 21 de junho, às 12h54. E as previsões são de poucos dias de frio intenso, se concentrando em apenas um mês, com dias com “cara de outono” — com “tardes relativamente quentes e noites amenas, eventualmente frias no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste”, como explica a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim.

Veja abaixo o prognóstico para o inverno emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Climatempo.

Previsão do tempo para o inverno

frio inverno pico olho dagua 0619 1400x800

A previsão do tempo para o inverno 2019 é de dias mais quentes do que o normal e tudo tem a ver com o El Niño. Descrito como o fenômeno de aquecimento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, e ele que vai dificultar a entrada do ar frio de origem polar no Brasil.

Por essa razão, Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, de acordo com o Climatempo, devem ter dias com jeito de outono. Apenas o estado de Mato Grosso do Sul pode ter, durante a estação, alguns momentos de resfriamentos causados pela passagem do ar polar.

Frio apenas em julho

sao paulo frio temperatura homem 0519 1400x800

Se a ideia é aproveitar a chegada da estação para se enfiar debaixo das cobertas (e agora tem até uma com mangas!), o momento certo será em julho.

O Climatempo prevê que esse é o mês em que os brasileiros têm maior chance de passar de 4 dias a uma semana de friozinho, já que devem passar duas grandes frentes frias pelo País neste período.

Aliás, é em julho que há risco de geada na região Sul. Prepare-se: segundo o Inmet, apesar de os três meses de inverno terem temperaturas médias acima da média climatológica na região, também será em julho que as temperaturas mínimas por lá podem atingir valores abaixo de 0ºC em áreas serranas e de planalto.

Agosto e setembro

O Climatempo indica que agosto e setembro terão os mesmos dias outonais do início da previsão, com as tardes relativamente quentes e frio “ameno” de noitinha no Centro-Sul do Brasil. Vale lembrar que o inverno termina em 23 de setembro às 4h50 (horário de Brasília), dando início à primavera.

Temperaturas durante o inverno

Veja a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, para o inverno:

  • Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas mínimas variam entre 12ºC e 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. As máximas vão de 18ºC a 28ºC.
  • Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas mínimas devem variar em torno de 22ºC e a máxima, entre 30ºC e 32ºC.

Chuvas durante o inverno

chuva carros outono sp 0319 1400x800
BRUNO RODRIGUES B SILVA/SHUTTERSTOCK

Região Norte

Tempo seco predomina no inverno com temperaturas acima da média para a Região Norte. Climatempo explica que será uma estação de pouca chuva, mas que haverá instabilidade entre julho e agosto, com pancadas de chuva no norte do Amazonas, norte do Pará, em Roraima e no Amapá.

O Inmet destaca que durante todo o inverno, a temperatura média do ar deve permanecer dentro da média ou acima, mas isso não descarta a passagem de friagens no sul da região.

Região Nordeste

Você quer chuva? Julho poderá ser de chuvas fortes na área litorânea do Nordeste e, segundo o Climatempo, a umidade pode chegar até o agreste e o sertão, com dias de nebulosidade e chuva fraca durante o inverno.

Em agosto, a coisa muda de figura: há enfraquecimento dessa umidade na área, e os períodos com sol e tempo seco aumentam.

Já as temperaturas ficam próximas à média na maior parte do Nordeste na estação. O “calorzinho” está previsto para o sul do Piauí e oeste da Bahia.

Região Centro-Oeste

O inverno será de tempo seco para a região Centro-Oeste. Tanto que o Inmet alerta para possibilidade de queimadas e incêndios florestais. Julho terá impacto da passagem de frentes frias, com pancadas de chuva para a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul.

Quem tem problemas respiratórios deve se prevenir para evitar doenças.

Isso porque, de acordo com o Instituto, “a tendência é de haver diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%. De maneira geral, as temperaturas ficam acima da média por conta de massas de ar seco e quente, principalmente nos meses de agosto e setembro.

Região Sudeste

Com temperaturas acima da média em grande parte da região, os únicos lugares que poderão ter aquele frio típico de inverno são os mais elevados “devido à passagem de massas de ar frio mais continentais”.

Em julho, as frentes frias levarão chuvas para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e região sul e leste de Minas Gerais, mas durarão de um a dois dias. Agosto deve permanecer bem seco e só vemos chuva de novo em setembro, principalmente em São Paulo, onde ela fica “ligeiramente acima da média”, como explica o Inmet.

Região Sul

Por mais que tenha maior frequência de frentes frias, as temperaturas médias devem permanecer acima da média climatológica em toda Região Sul.

Como dissemos no início da matéria, a única exceção está para a metade sul do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, em que o inverno vai ter cara de inverno mesmo, com os termômetros marcando temperaturas negativas, especialmente em julho.

Quando às chuvas, podem ficar concentradas em julho e em setembro, com a chance de ter temporais nos três estados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

LINGUACULTURAX.COM

+ Olá! + Oi! + Hallo! + ¡hola! + Ciao! + أهلاً + Selam! + 喂 wèi ! + приве́т + γεια σου! ++++++ BEM-VINDA(O)! + WILLKOMMEN! + WELCOME! ++++++

Beauteale

Beleza prática , real e acessível

NETBELEZA

Beleza na Rede

Acompanhantes de Luxo

Site fala de moda, garotas e beleza

jessmiler.wordpress.com/

feito com amor ♡

CLAUDIA

Comportamento, saúde, entretenimento, carreira, maternidade e mais. CLAUDIA recebe convidados para conversar sobre assuntos importantes para a mulher.

Lorraine Sampaio

Falando um pouco sobre moda evangélica, beleza e resenha de produtos.

INFORSALVADOR

Tecnologia, Software e Lazer

BEST SOCCER PACK

O melhor do futebol

Linha Fora

Informação e opinião além das quatro linhas.

De bagagem por ai

site com dicas de destinos e viagens, de acordo com nossas experiências, viagem conosco de bagagem por aí, e escolha seu próximo destino!

Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Aventureiros dos Reinos

O Blog dos Reinos Esquecidos e do RPG desde 2017

ÁGUA, VIDA & CIA - Fernando José de Sousa

ÁGUA E RECURSOS HÍDRICOS, SUSTENTABILIDADE E OPINIÃO

%d blogueiros gostam disto: