Cantor de 20 anos é internado por problema que está se alastrando e quase todos ignoram

View this post on Instagram

🤪✌🏼

A post shared by MC GUI 👑 (@mcgui) on

cantor MC Gui precisou ser internado no Hospital São Luiz, em São Paulo, depois de passar mal em decorrência de estresse e cansaço extremo, conforme relatou na conta oficial que mantém no Instagram.

“Essa correria de shows, viagens, compromissos, fusos horários, noites sem dormir, gravações de TV, clipes, músicas… De repente a gente desaba! Às vezes temos que parar e escutar um pouco nosso corpo, ele já estava reclamando, mas eu não quis parar minha agenda e cheguei no limite do cansaço e estresse.”

View this post on Instagram

Tamo aí… 🤓

A post shared by MC GUI 👑 (@mcgui) on

MC Gui internado por estresse

Nos Stories do Instagram, MC Gui explicou que havia ido ao cinema com amigos quando começou a passar mal antes mesmo de entrar na sala. “Não consegui entrar. Comecei a passar muito mal, a sentir uma dor no estômago que nunca tinha sentido. Meu corpo ficou mole, fiquei branco, pálido, e eu não sabia o que era.”

Estranhando as manifestações de seu organismo, MC Gui pediu a um colega que o levasse ao hospital. Na unidade de saúde, foram realizados exames no cantor. “Recebi o resultado e não apareceu nada. Só que eu estou muito mole, dor de estômago, com enjoo, estou com calor, suando, não estou com febre”, contou o funkeiro, que já se encontra repousando em casa.

Internação por estresse: cada vez mais comum

O funkeiro de 20 anos não foi o primeiro que relatou um problema de saúde relacionado ao estresse.

Recentemente, a atriz Margarita Rosa de Francisco, que protagonizou a famosa novela “Café Com Aroma de Mulher” na década de 1990, e a apresentadora Fernanda Gentil vivenciaram situações similares à do cantor paulistano.

Causas e sintomas do estresse

estresse irritacao nervoro 017 400x800

O estresse é uma reação natural do corpo que tem se alastrado e muitos ignoram suas origens ou mesmo seus sinais. Ele ocorre em momentos de tensão ou ameaça com a ativação do estado de alerta, que promove diversas reações bioquímicas com o intuito de salvar a pessoa do possível perigo.

Rotinas intensas, muitas horas de trabalho, dietas restritivas – como costumava seguir a atriz Margarita Rosa -, desgastes emocionais – como o que passou Fernanda Gentil – podem desencadear esse tipo de estado no organismo.

Tais desgastes fazem com que o corpo humana reaja de modo similar ao de MC Gui em situações de estresse.

Além dos sintomas sinalizados pelo cantor, é comum que pessoas em quadros de estresse apresentem sintomas como irritação, palpitação, diarreia, insônia, falta de ar, tontura ou vertigem, memória fraca, boca seca, formigamento, queda de cabelo, sensação de estar mentalmente desagastado, falta de foco e desorganização na vida pessoal ou mesmo profissional.

Problemas de saúde causados pelo estresse

Atualmente, o estresse é considerado um dos maiores males da vida moderna e é capaz de provocar diversos prejuízos para a saúde mental e física.

Prejuízo à saúde mental

preocupacao ansiedade estresse 117 400x800

Em longo prazo, o estresse pode causar doenças psiquiátricas, como síndrome do pânico e transtorno de ansiedade, insuficiência das glândulas suprarrenais, problemas de tireoide, desregulação do ciclo menstrual e até diabetes.

“Ainda não há um consenso do porquê uma pessoa evolui do estresse para doença, mas as alterações hormonais que ele acarreta provocam repercussões orgânicas e mentais importantes”, ressalta a psiquiatra Elizabeth Zamerul Ally.

Problemas físicos

dor estomago azia 0918 400x800

Quanto aos danos físicos, o estresse pode acarretar em dores cervicais, psicodermatoses (doenças de pele), aumento de peso pelo excesso de cortisol e problemas cardíacos. Outro ponto que chama atenção é o desenvolvimento de gastrites nervosas ou úlceras – como aconteceu com Fernanda Gentil.

Segundo conta o cirurgião digestivo Amir Charruf, do Hospital Moriah, gastrite nervosa é justamente o quadro inicial para uma úlcera gástrica e ela acontece quando a oscilação de humor causa um aumento exacerbado de ácidos fortes no estômago — e que a princípio deveriam apenas funcionar na digestão de alimentos.

Como tratar o estresse

casal fazend yoga 016 400x800

A combinação entre alimentação saudável, prática de exercícios físicos e mudanças de hábitos pode auxiliar bastante o alívio do estresse no dia a dia.

Especialmente se a pessoa priorizar o sono, o abandono de vícios nocivos ao organismo e o equilíbrio entre trabalho e lazer. Meditação, atividades relaxantes, como o yoga, e a psicoterapia também ajudam.

Vida tranquila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.