Brasília já tem o segundo abril mais chuvoso em 57 anos

24/04/2019 às 16:06

Oferecimento

Ainda faltam alguns dias para terminar o mês de abril, mas a capital Brasília (DF) já vivencia o segundo abril mais chuvoso em 57 anos, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

O temporal que caiu sobre a capital federal na tarde da última terça-feira (23) elevou o acumulado de chuva do mês para 311,8 mm na estação convencional do INMET. A média histórica mensal é de 133,4 mm. 

 

O total de chuva só não supera o mês de abril de 2009, quando choveu 357 mm. Por enquanto, abril 2019 está sendo o segundo mais chuvoso desde o início das medições em 1962.

 

Veja abaixo o TOP5 da chuva de abril em Brasília, até o momento:

 

chuva em abril Brasília

O que esperar para os próximos dias

Distrito Federal volta a ficar seco nos próximos dias. A partir desta quinta-feira (25), um sistema alta pressão atmosférica vai inibir a formação das nuvens de chuva e o tempo ensolarado deve predominar pelo menso até o domingo (28) que vem. Há expectativa do retorno da chuva entre os dias 29 e 30 de abril, em forma de temporais, assim o acumulado de 311 mm ainda pode subir, se aproximando do valor de 2009.

 

Além do Distrito Federal, o estado de Goiás e o leste de Mato Grosso vão sentir a redução da chuva e tempo seco também vai predominar. O sol já fica forte, sem chuva, nesta quinta-feira por estas áreas.

 

As demais áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda terão algumas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, que ocorrem de forma localizada a partir da tarde.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil – Brasília, Df

PlayvolumeTruvid00:16Ad