Terremoto seguido de tsunami deixa mais de 400 mortos em ilha da Indonésia

Número de feridos passa de 500. Epicentro do tremor foi próximo às cidades balneárias de Palu e Donggala onde vivem 600 mil pessoas.

Por Jornal Nacional

 


Mortos em terremoto e tsunami na Indonésia passam de 400
Jornal Nacional
Mortos em terremoto e tsunami na Indonésia passam de 400

Mortos em terremoto e tsunami na Indonésia passam de 400

Chega a 420 o número de mortos, e 540 o de feridos, no enorme terremoto seguido de um tsunami que devastou parte de uma ilha da Indonésia.

Eram 18h03 na Indonésia, quando o terremoto de magnitude 7,5 atingiu a região central de Sulawesi, uma das ilhas que formam o arquipélago indonésio. O epicentro do tremor, registrado a apenas dez quilômetros de profundidade, foi próximo às cidades balneárias de Palu e Donggala, onde vivem 600 mil pessoas.

Um alerta de tsunami foi emitido, mas menos de uma hora depois, acabou suspenso pela agência meteorológica do país. Anoitecia em Palu e centenas de pessoas estavam na praia para um festival, quando foram surpreendidas por ondas de até seis metros de altura. Elas quebraram em cima de casas, espalharam contêineres, inundaram mesquita.

O tsunami foi arrastando carros, casas, troncos, o que tinha pela frente, diz o porta-voz da agência que cuida de desastres na Indonésia. Algumas pessoas escalaram árvores para escapar do tsunami e sobreviveram, afirmou ele.

Hotéis, shoppings, hospitais foram destruídos. Os feridos estão recebendo tratamento em barracas montadas a céu aberto. Quase 17 mil pessoas estão aglomeradas em 24 abrigos. A principal estrada que leva à cidade foi interrompida por um deslizamento de terra.

Palu está isolada, sem energia elétrica e sem comunicação. Na tarde deste sábado (29), novos tremores secundários sacudiram a região. E as autoridades alertam que o que aconteceu já é uma tragédia, mas ainda pode piorar muito, com o número de mortos chegando aos milhares. O que aconteceu em Donggala ainda é um mistério.

Por enquanto, os números oficiais permanecem em 420 mortos, 540 feridos e 29 desaparecidos. As autoridades preveem que o número cresça e haja milhares de mortos. No tsunami de 2004, o número inicial de mortos na Indonésia era de apenas 40. No final, 120 mil indonésios morreram. Este tsunami foi bem menor, aparentemente atingiu apenas a baía de Palu, que é muito estreita, o que eleva a altura das ondas. Mas foi um terremoto que o de agosto, em outra ilha da Indonésia, Lombok, que matou 505 pessoas.

A Indonésia é muito sujeita a terremotos e tsunamis e por isso possui um sistema de alerta, mas após o tremor, o aviso de risco de tsunami foi cancelado por um erro das autoridades. Por isso a população de Palu e cidades vizinhas foi surpreendida pelas ondas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.